Nesta parte sobre este assunto, veremos mais uma empresa fabricante de carrocerias de ônibus, o link seguinte leva para primeira parte do assunto
Carrocerias CAIO
A Companhia Americana Industrial de Ônibus, foi fundada em dezembro de 1945 na Penha SP pelo imigrante italiano José Massa, bisavô do piloto Felipe Massa, José era um antigo colaborador da Grassi com isso já tinha conhecimento no ramo.
O sucesso foi certo, com determinação dos Massa a empresa expandiu,em 1948 na compra de um novo terreno em São Paulo é também incorporada uma empresa do Rio de Janeiro a Cia.Auto Carroceria Cermava.
Em 1960 a Caio apresenta o modelo Bossa Nova, primeira carroceria de estrutura tubular, neste memso ano começa a exporta para Argentina e Uruguai.
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Bossa Nova 1960 |
Em 1966, a CAIO lança o modelo rodoviário Gaivota, trazendo novidades como luz de leitura independente, poltronas reclinareis, bar, toalhete e ate cinto de segurança.Em 1966 é fundada a CAIO Norte, a empresa paulista agora operava no nordeste brasileiro. Em 1969 nasce a carroceria para micro ônibus Verona e Bella Vista.
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CAIO Gaivota 1966 |
Em 1971 e lançado o modelo Gabriela e o Micro ônibus Carolina, em janeiro de 1976 a CAIO adquire a Carrocerias Metropolitana S/A e tem a tecnologia do duralumínio, neste ano é lançado o modelo Gabriela II e o rodoviário Corcovado o primeiro em alumínio.
Em 1980 a fabrica da Metropolitana S/A é desativada, nesse ano é produzido o modelo Amelia na nova fabrica em Botucatu SP,também é lançado o modelo rodoviário Aritana.
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CAIO Amélia |
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CAIO Gabriela Articulado o primeiro do Brasil |
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Rodoviário Squalo |
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Micro-ônibus Carolina |
Nos anos de 1982 e 1983 a crise era bastante forte e foi sugerido fechar a CAIO Norte, mas Jose Roberto Massa consegui mante a empresa aberta,em 1985 o novo rodoviário Squalo que não fez sucesso e pouquíssimos foram fabricados. Em 1988 e criado o urbano Vitoria um dos mais procurados produzido em serie e em 1993 surge o Vitoria II e em 1995 o Vitoria sai de linha com mais de 28 mil unidades produzidas dando lugar para o Alpha.
No ano de 1995 a CAIO Norte encerra suas atividades, com uma produção de mais de 500 ônibus/ano. Em 1998 com intenção de resolver os problemas da empresa passam o comando da empresa para uma consultoria especializada em recuperação empresas. mas em 1999 insatisfeitos com a gestão da empresa a família Massa toma o controle novamente, em 2000 a boatos de venda da empresa mas fora desmentido pelo diretor, mas no mesmo ano com um passivo de R$ 170 milhões a empresa pede a auto falência.
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CAIO Gabriela |
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CAIO Vitoria |
No ano de 1999 a CAIO fundada em 1945 entrou com pedido de concordata com uma divida de R$ 60 milhões, os acionistas da empresa tentaram evitar a falência retornando a produção, foi então que em 2001 o Grupo Ruas arrendou CAIO através da Induscar (Industria e Comércio de Carrocerias), foi injetado dinheiro na empresa para cumprir a produção novas mudanças na administração e desse jeito a CAIO que estava a beira da falência ressurgiu e voltou a ser o que era antes da crise,a partir de 2009 a Induscar se tornaria definitivamente a detentora da marca CAIO. Em 2008 o antigo pavilhão da CAIO na Penha foi vendido e demolido no lugar foi construído um condomínio.
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CAIO Rodoviário Corcovado |
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Vitoria |
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Aritana |
O Grupo Ruas manteve o parque o parque industrial no interior paulista que foi criado em 1982 pela antiga diretoria, manteve também antigos funcionários da empresa. Hoje em dia a CAIO se chama de CAIO Induscar.
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