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sábado, 20 de julho de 2013

O Inicio do ônibus no Brasil - PARTE 1

No ano de 1908,foi introduzido o primeiro serviço regular de ônibus a gasolina no Brasil, o empresario Otávio da Rocha Miranda  foi quem teve a concessão para implantar a linha na cidade do Rio de Janeiro. A mecânica desse carro era do fabricante Daimler e carroceria Francesa. A partir dai começou a surgir outras empresas de transportes e com isso mais ônibus. A partir dai surgiu a primeira empresa de carroceria do brasil a Grassi seguidas por muitas outras que serão lembradas aqui no blog.

Carrocerias Grassi

Tudo começou em 1910, em São Paulo que os irmãos Luiz e Fortunato Grassi construiriam o que seria o primeiro ônibus fabricado em escala no Brasil,o veiculo levava 45 passageiros em bancos rústicos de madeira. A partir de 1920 começaram a produzir somente  veículos motorizados e não mais com tração animal como os que eram feitos a partir de 1904 quando iniciaram suas atividades.

Os irmãos Grassi Fizeram historia sendo os pioneiros na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil, foi eles que criaram o modelo de ônibus que hoje é padrão mundial, a carroceria que engloba o motor e o salão de passageiros,"cara chata",o que na época foi criticado e absurdo.
Grassi Buldogue, teve este nome devido seu formato na frente parecer com um cão da raça buldogue.
Sinfonia-Inacabada, foi criado em 1932, teve este nome porque passageiros sentiam falta do bico dianteiro, o que era comum na época este foi o primeiro do que seria um padrão para os dias de hoje.
Os irmãos Grassi foram bem sucedido na sua empreitada, mas com o passar dos anos e o surgimento de novas empresas fez com que na década de 70 a fabrica fecharia suas portas e a Grassi deixaria de existir, tiveram projetos avançados pra época, alguns foram ate piada, mas foram usadas pelos seus concorrentes por serem ideias que mudariam a forma de criar um ônibus.


Carrocerias Eliziario Industria de Ônibus

Começou em 1946 oficialmente em Porto Alegre, mas antes disso Eliziario já adaptava veículos para o transportes de passageiros, era marceneiro e com isso sabia usar a madeira,começou fazendo um Bau para caminhão, seu trabalho foi muito bem aceito pelos clientes e sua fama foi aumentando  um fato interessante é que no inicio em que a Coca-Cola se instalava no Brasil, Eliziario e sua equipe foram contratados pra construir os gaiolas para o transportes em caminhões  recebeu no primeiro lote 18 carrocerias a serem feitas por ele em sua oficina que mais tarde se tornaria em uma fabrica de grande porte. Produzir um ônibus naquela época era difícil pois não existiam chassis pra isso, tinha que desmontar um caminha para começa a fabricar um ônibus.
Eliziario Coach década de 40
As tintas para pintura dos onibus eram importadas da fabricante Shervin - Williams, mais tarde as Tintas Renner vizinha da Eliziario começou a testar novas formulas de tintas para a pintura das carrocerias.

 Naquela época não tinha nomenclatura, não possuíam especificação de nome, os ônibus eram conhecidos apenas como Eliziario.
Chassi de um Chevrolet pronto pra ser usado









Em 1951 a madeira começava a deixar de ser usada, a partir dai começava se usar metal naos carrocerias e o uso de chassis feitos para ônibus e não mais preciso desmontar um caminhão para produzir um ônibus.
Eliziario Belveder
Em 1951 começou a se dar nome aos veículos produzidos o primeiro foi o Eliziario Belveder, um rodoviário de alto padrão de conforto e requinte, a partir dai começou a utilizar as poltronas Pullman em seus rodoviários.
Eliziario Gostosão 1952

Eliziario Gostosão Urbano 1955

Imperador Rodoviário 1956
Eliziario Bi-Campeão 1963
 
Em 1954 a fabrica aumenta suas instalações, são criados novos setores como cabine de pintura, estamparia,polimento e recursos humanos e o cartão ponto.
Interior do Bi-Campeão Luxo
Eliziario E-3000 rodoviário 1967
Eliziario E-3000 Urbano 1967





O E-3000 foi criado para substituir o Bi-Campeão em 1967, o 3000 simboliza as 3.000 unidades produzidas e o E é claro de Eliziario,este teria um toque mais moderno e imponente da empresa.
Eliziario a esquerda da foto
Eliziario Astro pronto pra ser entregue.



Eliziario Astro rodoviário super luxo
Eliziario Apolo 1969

Eliziario Apolo 1970


Mas na década de 70 começaria o fim desta grande empresa, depois de uma auditoria interna, Eliziario descobriu inúmeras fraudes na administração de sua empresa, com este desgosto mais o desentendimento com a família e outras coisas o levaram a fazer uma reunião com os irmãos Nicola e lhe propor a venda de sua empresa, o valor oferecido era mais baixo que o valor real, mas foi aceito assim mesmo,continuou na empresa ate 1972 quando saiu definitivamente depois que tudo estava acertado, se desfez daquilo que tanto gostava por desgosto, investiu o dinheiro em prédios na cidade e viveu de alugueis se afastando dos negócios pra sempre ate sua morte em 1989. Em meados de 1980 com uma crise e baixa produção a Marcopolo, como já era chamada a Nicola, decidiu fechar as portas da Eliziario e transferindo todo maquinário para Caxias do Sul, o prédio onde funcionava a Eliziario foi vendido em 1990 e hoje la existe um condomínio, pessoas que la passam na frente não imaginam que ali funcionava o que seria uma pioneira no ramo da fabricação de ônibus com uma grande historia de conquistas que não serão esquecidas por aqueles que ajudaram e viveram aquela época.

Primeiro onibus produzido pela Nicola após aquisição da Eliziario Modelo Nicola Série Prata


Na foto acima tem o modelo Veneza produzido em 1973 já com o logotipo da Marcopolo.



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