Na verdade seu nome correto é Viaduto Otávio Rocha, mas ficou popularmente conhecido como viaduto da Borges, sua localização é no centro Histórico de Porto Alegre, servindo como leito da Rua Duque de Caxias Passando por cima da Av.Borges de Medeiros, dai o nem Viaduto da Borges.
Novembro 2013
Nota-se que ali existia um morro, chamado morrinho que dividia a cidade e foi todo rebaixado para construção do viaduto.
A obra foi executada em concreto armado e revestido com cirex (massa raspada com mica), que da o aspecto de alvenaria de pedra aparelhada, possui 3 vãos o central com 19,20m os laterais com 4,80m. As rampas de acesso a pedestres são revestidas com mosaicos de cimento do tipo pedras portuguesas, possuem em sua parte inferior na avenida Borges de Medeiros pequenos compartimentos destinados ao comercio, serviços e instalações sanitárias.
O projeto é dos engenheiros Manuel Barbosa Assumpção Ittaqui e Duilio Bernadi, a obra na época custou em torno de 14 mil reis, ficou pronto e entregue a população em 1932, recebeu o nome Viaduto Otávio Rocha em homenagem ao homem que inciou sua obra mas não a viu concluível.
O parapeito das rampas e do viaduto e constituído por uma bela balaustrada de concreto
Em 1988 foi tombado como patrimônio histórico recebeu uma reforma entre 2000 e 2001 onde ficou totalmente restaurado mas mesmo assim continua sendo alvo de vandalismo como tudo que existe numa cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário